MUDESU- Mulheres Detetivesdo Sudeste

sexta-feira, 17 de abril de 2015

BUSCA HIDRICA E A TECNOLOGIA - SONDAS E SATÉLITES - Rosenilda Rocha Moura) - Sophye Baginski

SONDAS DE BUSCA GEOLÓGICA
ENGENHARIA ESPACIAL EM FAVOR DA BUSCA POR CORPOS HÍDRICOS.

Um satélite de comunicação (algumas vezes abreviado para comsat) é um satélite artificial para fins de telecomunicações. Os modernos satélites de comunicação usam órbitas geoestacionárias, órbitas Molniya ou baixas órbitas polares.
Os satélites de comunicação oferecem uma tecnologia complementar àquela das fibras óticas em cabos submarinos de comunicação. Eles também são usados nas comunicações com navios e aviões, o que não pode ser feito por outras tecnologias, tais como a transmissão a cabo.
Spirit (MER-A) foi um veículo de exploração espacial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, permanecendo ativo de 2004 a 2010. Foi um dos veículos projetados pela NASA para o Programa Mars Exploration Rovers. Pousou com sucesso em Marte em 3 de janeiro de 2004, três semanas antes do outro veículo, Opportunity (MER-B). Seu nome foi escolhido em uma competição estudantil promovida pela NASA. O robô ficou preso durante o seu trajeto em 2009 e perdeu contato com o Centro de Controle da missão em 22 de março de 2010.
O robô atingiu o tempo planejado para a missão, mas continuou em atividade por mais de vinte vezes o tempo inicial, devido ao excelente condicionamento de seus sistemas. Além disso, o robô percorreu cerca de 7,7 km, ao invés do 1 km que era esperado no início da missão, permitindo uma investigação geológica mais extensa e completa que o previsto.
O Spirit continuou a realizar suas tarefas até 22 de março de 2010, quando a comunicação foi interrompida. O JPL tentou restabelecer a comunicação até 24 de maio de 2011, quando a Nasa anunciou que os esforços para se comunicar com o rover sem resposta tinham terminado. A despedida formal foi planejada na sede da Nasa após o feriado do Memorial Day e foi televisionada pela NASA TV.

Hoje, com a melhoria da comunicação as sondas já fotografadas do planeta pelos inumeros viajantes de sondas, as fotografias em visão especial de profundidade e exatidão de busca, seja para rochas, corpos hídrigos como água ou petroleo, valemos de um aplicativo com leitura tecnica de texto tecnico que auxilia ao conhecedor da geofisica espacial, para traduzir a informação fidedigna de onde encontramos as áreas de recarga, poços suspensos para aquiferos, camadas impermeáveis e ou aquiferos profundosconfinados.
fazemos a leitura com precisão e assim fica menos caro para o perfurador atingir o objeto para o cliente. (Sophye - Rosenilda Rocha Moura).
POÇO ARTESIANO:
Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.
Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.
Há relatos que os primeiros poços foram perfurados por habitantes na china medieval, logo existem passagem bíblicas de como os Judeus foram parar no Egito, indica que já naquela época se escavavam poços para obtenção de água.
Há registos que indicam que o nome de poço artesiano se deu quando os habitantes da cidade Grega de Artesã perfuraram um poço para captação de água e este jorrou água sozinho, sem necessidade de usar baldes e cordas. então todo poço após esta data que tem o nome ou é chamado de poço artesiano é porque ele jorra água sozinho, isto acontece porque a zona de recarga do aquífero está acima do local onde se perfura o poço, então em e qualquer escavação neste local o nível da água terá de passar o da superfície.
Uma outra explicação ao nome do poço se baseia na crença de que o primeiro fora perfurado na cidade francesa de Artois no século XII.Poço artesiano
Poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca do tubo para controlar a saída da água.
A perfuração de poços tubulares é uma atividade especializada na área de engenharia, portanto, todo esforço deve estar centralizado na contratação de empresas de perfuração de poços que possuam quadros especializados de funcionários, geólogos, engenheiro de minas ou engenheiros com especialização na área reconhecida pelo CREA, além de equipamentos modernos e alta tecnologia, uma equipe de profissionais e técnicos com ampla experiência.
Considerada uma obra de engenharia projetada e construída para a exploração de águas subterrâneas, a perfuração pode atingir até 2.600m de profundidade, sendo total ou parcialmente revestida, conforme as condições geológicas.






NEM SEMPRE ÁGUAS SUPERFICIAIS SIGNIFICA QUE HAVERÁ POTABILIDADE E VAZÃO A LONGO TEMPO.


PROCESSO NATURAL DE DEPOSITO DE CORPOS HIDRICOS NAS FENDAS E FISSURAS DA TERRA.




A sATPLUS, PROMOVE AINDA PESQUISAS, PARA APRIMORAR COM MAIOR EXATIDÃO TODOS OS ELEMENTOS DAS SUAS  INVESTIGAÇÕES GEOHÍDRICAS, PARA ELIMINAR POLUIÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS DE GRANDE PROPORÇÃO. QUANTO MENOR O TEMPO DE PERFURAÇÃO , MENORES SÃO OS IMPACTOS AMBIENTAIS E MENORES SERÃO OS CUSTOS.
SOPYE RRMOURA, MATRICULA DE FUNDAMENTOS DA GEOFISICA - MATRICULA: 4183638,
Gestora Ambiental: ILAPA: 0921-06


Nenhum comentário:

Postar um comentário